PIB dos EUA é revisado para baixo, com queda de 1,5% no 1º trimestre
Queda foi a primeira desde a recessão causada pela pandemia

Foto: Agência Brasil
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano foi revisado para baixo. Dados do escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio do país apontam recuo de 1,5%. Os números, no entanto, ainda vão passar por uma segunda revisão. Esse foi o primeiro declínio desde a recessão do início da pandemia, há quase dois anos.
O resultado é um pouco mais negativo que o da primeira divulgação, em abril, quando foi informada uma queda de 1,4%. Também foi pior que o esperado pelo mercado, que projetava uma revisão para queda de 1,3%. A queda foi a primeira na economia norte-americana desde a recessão gerada pela pandemia há quase dois anos. No quarto trimestre de 2021, o crescimento foi de 6,9%. O recuo na produção refletiu um déficit comercial e um ritmo moderado de acúmulo de estoques.
Mesmo assim, os gastos dos consumidores foram sólidos e o investimento empresarial em equipamentos acelerou acentuadamente. A divulgação ocorre enquanto o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, realiza um ciclo de alta de juros para lidar com uma inflação recorde, a maior em 40 anos.


