Piloto de avião revela por que luzes são apagadas à noite no pouso e decolagem
Lito Sousa pede que curiosos façam uma simulação em casa para entender o motivo

Foto: Reprodução/ Getty images
Quem anda de avião já deve ter percebido que as luzes da cabine sempre são apagadas no pouso e decolagem da aeronave. No entanto, o motivo não é uma pergunta que se faça constantemente, mas, de forma resumida, é simplesmente por segurança.
De acordo com o piloto Lito Sousa, durante a corrida na pista, os pilotos precisam rejeitar a decolagem e é necessário evacuar a aeronave. E, um dos itens necessários é o desligamento dos motores e a APU antes de comandar uma evacuação. Por esse motivo, o avião precisa estar no escuro, com exceção das luzes de emergência.
Ainda conforme Lito, a escuridão auxilia o piloto a identificar mais facilmente se a aeronave tiver algum problema grave. E completa que, esse meio tempo também é importante, pois ocorre uma adaptação na visão dos passageiros e tripulantes com a luminosidade que passarão a ter com a transição.
Ele exemplifica e sugere que façam uma simulação em casa: "Liguem todas as luzes do seu quarto e deixem o resto da casa totalmente no escuro, com tudo desligado e as janelas fechadas. Após alguns minutos no quarto com luminosidade total, apague a luz e tente andar pela casa. Vai ser praticamente impossível enxergar alguma coisa, provavelmente você só vai conseguir se orientar pelo fato de que é a sua casa e você já conhece bem onde estão as paredes e os móveis", diz.
"Por outro lado, se você também desligar todas as luzes do quarto e ficar lá um tempinho, se acostumando com essa escuridão, fica muito mais fácil andar pela casa no escuro", complementa.