Pix: bancos podem bloquear recursos por 72h sob suspeita de fraudes

Medida passa a valer no dia 16 de novembro

Por Da Redação
Ás

Pix: bancos podem bloquear recursos por 72h sob suspeita de fraudes

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A partir do dia 16 de novembro, os bancos poderão bloquear recursos em contas por até 72h caso haja suspeita de fraude por meio do Pix. A medida foi anunciada nessa terça-feira (28) pelo Banco Central. 

“A opção irá permitir que a instituição realize uma análise de fraude mais robusta, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que foram vítimas de algum crime. Sempre que o bloqueio cautelar for acionado a instituição deverá comunicar imediatamente ao usuário recebedor", informou o BC em nota. 

Além disso, as instituições financeiras passarão a ter obrigação de informar as infrações, inclusive em casos de transações entre pagador e recebedor que tenham conta no mesmo banco.

“Esse mecanismo permite que as instituições registrem uma marcação na chave Pix, no CPF/CNPJ do usuário e no número da conta quando há fundada suspeita de fraude. Essas informações serão compartilhadas com as demais instituições sempre que houver uma consulta a uma chave Pix, dando mais subsídios aos mecanismos de prevenção à fraude das instituições”, concluiu a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário