PIX completa 1 ano em operação e ganha conjunto de novas medidas de segurança

As novas proteções foram anunciadas no final de setembro

Por Da Redação
Às

PIX completa 1 ano em operação e ganha conjunto de novas medidas de segurança

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Completando 1 ano de funcionamento no país, o PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), ganha nesta terça-feira (16) um conjunto de novas medidas de segurança.

Entre as novas medidas, estão o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude, notificações obrigatórias de transações rejeitadas e devolução de valores pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes.

As novas proteções foram anunciadas no final de setembro. De acordo com o Banco Central, os mecanismos "criam incentivos para que os participantes aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes".

O PIX é um meio de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dia. Atualmente, existem cerca de 350 milhões de chaves cadastradas. Segundo o Banco Central, mais de 104 milhões de usuários pessoas físicas já fizeram alguma transação via PIX.

Com 1 ano de PIX, o Banco Central diz que mais de 45 milhões de pessoas que não efetuavam transações eletrônicas agora fazem PIX com frequência e que o sistema já gerou redução em quase R$ 5 bilhões os custos bancários para as empresas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário