PIX parcelado será padronizado em setembro, afirma BC; medida beneficia quem não tem cartão de crédito e lojistas
Banco Central detalhará regras da nova modalidade, que oferece crédito ao consumidor e pagamento instantâneo ao lojista

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O Banco Central (BC) confirmou que as regras de padronização do chamado PIX parcelado serão anunciadas neste mês.
A medida é apresentada como uma alternativa de empréstimo para 60 milhões de pessoas que, atualmente, não têm acesso ao cartão de crédito.
O parcelamento por meio do PIX já é ofertado por diversas instituições financeiras, mas com a padronização o BC pretende incorporar "princípios de educação financeira e maior transparência na contratação".
A medida possibilita a tomada de crédito pelo comprador, em uma instituição financeira, preferencialmente com a qual já tenha relacionamento, para permitir o parcelamento de uma transação PIX.
Quem estiver recebendo (lojista) terá acesso a todo o valor instantaneamente, mas quem estiver pagando (comprador) poderá parcelá-lo.
No cartão de crédito, o valor da compra é pago aos lojistas pela instituição financeira no mês da aquisição do produto ou serviço, ou de forma parcelada (se a compra for feita dessa forma).
O BC já informou esperar que a modalidade de pagamento seja competitiva e permita o parcelamento com taxas vantajosas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o PIX parcelado representa uma evolução, um movimento natural do produto e uma modalidade complementar no sistema de pagamentos à disposição dos clientes.
A oferta (disponibilidade da linha de crédito) e a precificação do produto (taxas de juros cobradas) serão de responsabilidade exclusiva de cada instituição financeira.