Pix representa mais de 80% do número de transações com cartões
Sistema de pagamentos instantâneos vêm se aproximando do uso de cartões no Brasil

Foto: Agência Brasil
Uma análise realizada pelo jornal Valor Econômico, com base em dados do Banco Central (BC), mostra que as transações realizadas por meio do PIX já equivaliam mais de 80% dos pagamentos no terceiro trimestre deste ano. Nos três meses encerrados em setembro, foram realizadas aproximadamente 2,9 bilhões de transações com o Pix. Durante o mesmo período, houve 3,3 bilhões de transações no cartão de crédito e 3,5 bilhões no cartão de débito.
O levantamento afirma, ainda, que os dados do Pix envolvem tanto transferências entre pessoas, que são a maioria das operações, quanto pagamentos, enquanto nos cartões os dados se referem só a pagamentos. No entanto, a comparação tem sido apresentada por diretores do BC em eventos públicos como forma de dimensionar o rápido crescimento do meio instantâneo.
Além disso, as transações via Ted no terceiro trimestre de 2021 somaram 298 milhões, pouco mais de 10% do total registrado no Pix. DOC e outros tipos de transações ficaram em 84,2 milhões no período. Desde que o sistema de pagamentos instantâneos foi lançado, em novembro de 2020, as transações via Pix vêm se aproximando do uso de cartões. Nos três últimos meses do ano passado, elas representavam 6,1% e 5,1% das transações via crédito e débito. No terceiro trimestre deste ano, estavam em 86,8% e 82,2%.


