• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Planalto faz orçamento para restauro de obras de arte danificadas em atos de invasão

Planalto faz orçamento para restauro de obras de arte danificadas em atos de invasão

Ao todo, dezoito peças do patrimônio público foram danificadas.

Por Da Redação
Às

Planalto faz orçamento para restauro de obras de arte danificadas em atos de invasão

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Presidência da República informou nesta quinta-feira (16) tem finalizado orçamento para restauro das obras de arte danificadas durante o 8 de janeiro. O restauro será feito no próprio Palácio do Planalto por uma equipe de restauradores. O valor de mercado das obras de artes é de cerca de R$ 40 milhões.

Ao todo, dezoito peças históricas foram danificadas, incluindo a pintura “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e “Flautista”, de Bruno Giorgi.

De acordo com uma avaliação preliminar realizada pela Presidência,  contratação de uma equipe de restauradores sairia mais barato do que recorrer ao seguro do patrimônio danificado.

Para acompanhar o processo de restauração, o governo federal tem mantido tratativas com universidades públicas, que têm experiência em restauro de obras de arte.

A expectativa de assessores do governo é de que até julho as peças de arte sejam recuperadas e voltem a ser expostas no Palácio do Planalto.

O governo tem a intenção de colocar, na etiqueta de identificação das obras de arte, uma imagem do objeto danificado, como uma lembrança histórica do ocorrido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário