• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Plataforma apresenta dados inéditos sobre implementação do Código Florestal no Brasil

Plataforma apresenta dados inéditos sobre implementação do Código Florestal no Brasil

Lançamento da ferramenta aconteceu por meio do canal do YouTube do OCF

Por Da Redação
Ás

Plataforma apresenta dados inéditos sobre implementação do Código Florestal no Brasil

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Termômetro do Código Florestal, lançado nesta sexta-feira (16) no Brasil, permite a visualização de informações da cobertura de vegetação em todo o território nacional, sob a ótica do Código Florestal, que completou dez anos de vigência em 2022.

Durante o evento de lançamento, promovido pelo canal do YouTube do OCF, técnicos e especialistas que criaram o projeto apresentaram dados inéditos sobre a implementação do Código Florestal (CF) no país.

Como revela a plataforma digital gratuita, existem mais de 42 milhões de hectares de sobreposições de cadastros de imóveis rurais privados sobre terras públicas, indígenas, quilombolas e assentamentos delimitados pelo INCRA. As informações também são disponibilizadas por estados e municípios, além de dados sobre todo o país e biomas brasileiros.

De acordo com Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal, o Termômetro é essencial para a formulação de políticas públicas. Através dele, é possível determinar áreas prioritárias e destinar ações com mais eficiência, tanto para proteção florestal, como para conflitos fundiários.

“A plataforma nos dá uma visão geral e clara do cenário. As informações do Termômetro subsidiaram as ações que propusemos para o Governo de transição na última semana para avançar com o Código Florestal. Dados obtidos de bases oficiais e tratados com uma metodologia confiável, nós temos. Agora é preciso vontade política”, ressalta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário