• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Plataforma de engenharia acessível disponibiliza projetos gratuitos para construção da casa dos sonhos!

Plataforma de engenharia acessível disponibiliza projetos gratuitos para construção da casa dos sonhos!

Unindo tecnologia e praticidade startup dispõe de planejamentos arquitetônicos para democratizar o acesso a moradias seguras

Por Michel Telles
Às

Plataforma de engenharia acessível disponibiliza projetos gratuitos para construção da casa dos sonhos!

Foto: Divulgação Assessoria

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 82% das moradias do país são feitas sem arquitetos ou engenheiros. A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, aponta ainda que mestres de obras e pedreiros são as opções mais usadas por quem constrói ou reforma no país. Diante deste cenário, a plataforma Nido oferece soluções integradas para que a construção da casa própria seja realizada de forma mais segura e econômica.

O principal objetivo da startup é democratizar o acesso a moradias seguras, resilientes e sustentáveis, facilitando o acesso à informação e ajudando reduzir a prática da autoconstrução desassistida, que ainda é a principal forma de construção no Brasil. Atualmente, são disponibilizados, de forma on-line e gratuitamodelos de residências para a construção em lotes a partir de 100 m2.

Normalmente quem decide construir a sua casa encontra uma série de dificuldades, desde o desconhecimento sobre o processo para construir de forma regular, até a falta de apoio técnico para elaboração dos projetos e na construção. Isso, muitas vezes, faz com que a obra tenha custo elevado, demore mais do que o planejado e apresente resultado insatisfatório. O imóvel pode apresentar problemas de conforto e segurança, além de desvalorizar a moradia numa eventual venda”, explica Victor Bolonha, Gestor de  Negócios Digitais da Nido.

Os modelos de casas disponibilizados não possuem fins comerciais e podem ser utilizados como referência por qualquer pessoa física que possua um terreno ou lote com as dimensões mínimas necessárias para cada residência. Mesmo com a disponibilidade  da planta, é indispensável a contratação de profissionais habilitados para garantir a adequação à realidade do usuário e para executar a obra.

Além do plano de arquitetura do imóvel, a plataforma disponibiliza projetos complementares de instalações elétricas e hidráulicas e uma estimativa do quantitativo de materiais necessários para cada etapa. O usuário que efetua o cadastro na plataforma ainda tem acesso ao custo estimado da obra e a ferramentas que o apoiam no planejamento e no acompanhamento de toda a construção, inclusive dos gastos.

O nosso público-alvo são famílias residentes em regiões metropolitanas que desejam casas confortáveis e econômicas. Ao utilizar um dos nossos projetos o usuário já tem uma ideia de quanto irá gastar, do tempo que poderá levar para construir, quais são as etapas que precisam ser realizadas e o tipo de apoio profissional que ele precisará. Assim ele pode se planejar financeiramente, economizar na construção e ainda ter uma casa mais confortável e segura”, detalha Victor.

A plataforma sinaliza ainda as etapas de segurança obrigatórias para início da construção, como: consultar prefeitura da cidade sobre exigências específicas; contratar serviços de fundação e responsável técnico pela obra, e solicitar alvará de construção. Apesar dos esboços arquitetônicos, estruturais (exceto fundação) e complementares estarem disponíveis no software, eles servem como uma referência para facilitar a jornada de construção do usuário.

A Nido conecta várias pontas do processo de construção, facilitando o acesso do usuário à informação, a projetos, guiando o usuário em toda a sua jornada de construção, para que ele tenha uma casa confortável, segura e econômica”, finaliza Victor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário