• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PM orientou colega a desviar ângulo de câmera corporal em ação que terminou com jovem morto na Zona Leste de SP; veja vídeo

PM orientou colega a desviar ângulo de câmera corporal em ação que terminou com jovem morto na Zona Leste de SP; veja vídeo

Imagens registradas pelas câmera de segurança de um dos agentes contradiz versão de confronto

Por Da Redação
Ás

Atualizado
PM orientou colega a desviar ângulo de câmera corporal em ação que terminou com jovem morto na Zona Leste de SP; veja vídeo

Foto: Reprodução/TV Globo

As imagens das câmeras corporais de policiais envolvidos na morte de um jovem de 18 anos, durante abordagem na Zona Leste de São Paulo, em novembro de 2024, mostram um dos agentes orientando o colega a se virar para evitar que a ação fosse gravada. 

No boletim de ocorrência, os policiais afirmaram que dispararam contra o jovem para se defender, pois ele apontava uma arma contra eles. No entanto, a filmagem divulgada pela TV Globo, neste sábado (24), mostra que o jovem estava desarmado e imobilizado. Veja vídeo:

Gabriel Ferreira Messias da Silva trabalhava como entregador e foi abordado ao sair de um posto de combustíveis, mas correu. Ele foi baleado por disparos feitos de dentro da viatura, quando caiu.

Nas gravações, após os disparos, os PMs descem da viatura, e um dos agentes questiona se a moto é roubada. Gabriel responde que não e pede ajuda. "Sou trabalhador, senhor. Para que fazer isso comigo, meu Deus? Me ajuda, por favor", disse.

Minutos depois, um dos policiais diz: “Vira, vira, vira”. Segundo a Defensoria Pública de São Paulo, neste momento os agentes alteram o ângulo das câmeras.

Um relatório da Defensoria aponta que Gabriel não estava armado no momento em que foi baleado. As imagens mostram ainda o sargento Ivo Florentino dos Santos chutando uma arma no chão segundos antes de ela ser localizada próxima ao corpo de Gabriel.

Dois PMs que participaram da ação estão afastados temporariamente. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário