PMBA nega ter condecorado o deputado estadual 'Binho Galinha' com título de 'Amigo da Polícia Militar da Bahia'
Segundo a força policial, título foi entregue por uma entidade externa

Foto: Reprodução
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) publicou um esclarecimento oficial, na manhã deste sábado (9), o qual negou que o título de "Amigo da Polícia Militar da Bahia", entregue ao deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), tenha sido uma condecoração oficial da corporação.
Segundo a PMBA, na última sexta-feira (8), portais de notícias divulgaram a informação de que o deputado estadual havia recebido a intitulação. A entidade policial detalhou que a cerimônia ocorreu por meio de uma entidade externa, a União das Entidades Representativas dos Militares Estaduais da Bahia, no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa.
Apesar de confirmar que o parlamentar recebeu o título de "Amigo da Polícia Militar da Bahia", a força policial nega que a designação seja uma condecoração oficial da corporação.
"A Polícia Militar da Bahia não concedeu, em momento algum, o título, nem elaborou qualquer ato formal de reconhecimento nesse sentido. Trata-se, portanto, de um gesto de caráter simbólico, promovido por uma associação civil externa, sem respaldo institucional da PMBA.", divulgou a PMBA, por meio de nota.
Entenda
Na sexta-feira (8), foi veiculada nas plataformas digitais a informação de que o deputado estadual Binho Galinha (PRD) recebeu, na tarde de terça-feira (5), no próprio gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os representantes da União das Entidades Representativas dos Militares Estaduais da Bahia, que o entregaram o certificado com o título.
O documento é um reconhecimento de que Binho Galinha contribuiu, significativamente, para a História e Desenvolvimento da Bicentenária Polícia de Bravos, Policia Militar da Bahia (1825-2025).