Pobreza cresce na Venezuela e já atinge 96% da população do país, diz estudo
Os dados revelam que 65% da população empobreceu em 2019

Foto: Nicolás Maduro/Twitter
O percentual de pobreza na Venezuela cresceu e já afeta 96% da população do país, segundo o estudo divulgada pela Universidade Católica Andres Bello (UCAB). O percentual é verificado quando se considera apenas a renda, de acordo com a Pesquisa Nacional de Condições de Vida (Encovi), publicada pela universidade venezuelana.
Os dados revelam que 65% da população empobreceu em 2019, uma alta de 14 pontos percentuais sobre os 51% registrados no ano anterior. Para 2020 é esperado uma porcentagem maior, já que a pandemia do novo coronavírus trouxe efeitos negativos.
O estudo classifica que a situação encontrada pelos pesquisadores nos lares venezuelanos é de uma “pobreza multidimensional”, em que os moradores sofrem com insuficiências na renda, educação e serviços públicos.
Além disso, o Índice Nacional de Preços para o Consumidor, da Assembleia Nacional, fez um levantamento que para um venezuelano comprar um par de sapatos, ele teria que desembolsar 12,6 salários mínimos. Para um quilo de queijo, dois salários mínimos.
Com a dolarização, o país foi dividido em dois, uma vez que o acesso à moeda americana é privilégio de uma pequena parcela dos moradores de Caracas. De acordo com a CNN, os comércios, normalmente aceitam o dólar, mas nem sempre tem o troco na moeda americana, dificultando a conclusão das transações.


