Polícia Federal deflagra operação contra três agentes envolvidos em esquema de extorsão
Polícia Federal deflagra operação contra três agentes envolvidos em esquema de extorsão

Foto: O material apreendido na casa do empresário. Créditos: Divulgação/Polícia Federal.
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Mudemus, na quinta-feira (6), com o objetivo de desarticular um esquema de extorsão dentro da própria Superintendência Regional do Rio de Janeiro, envolvendo três policiais federais (dois deles aposentados). Os agentes e um policial militar da ativa foram alvos de mandados de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, os agentes da PF estavam extorquindo um empresário do ramo de alumínio e energia renovável para que um inquérito contra ele não fosse aberto. Por meio do pagamento mensal, os envolvidos forneciam uma carteira funcional e um distintivo ao empresário para se passar por policial federal.
Ao cumprir mandados de buscas na casa do investigado, no bairro do Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foram encontradas armas e munições, além de carteiras e distintivos falsos, um carro blindado com sirene e giroflex. Ele acabou sendo preso em flagrante.
Outro mandados foram cumpridos nos bairros da Tijuca, Barra da Tijuca e Penha na cidade carioca e também no município de Niterói. Um série de medidas cautelares diferentes da prisão também foram aplicadas, incluindo afastamento das funções públicas inerentes ao seus cargos e a proibição de acesso a Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro e outras edificações da corporação.
A ação foi um desdobramento das investigações relacionadas a Operação Cash Courier, deflagrada em março deste ano contra grupo criminosos especializado no tráfico internacional de drogas. O policial federal aposentado Josias João do Nascimento, conhecido como o "Senhor do Senhor das Armas", foi alvo tanto da operação de março quanto da Operação Mundemus.


