PF inicia operação contra tráfico internacional de opioide

Na investigação, já foi confiscado um imóvel comercial, avaliado em 1,2 milhão e também alguns veículos

Por Da Redação
Ás

PF inicia operação contra tráfico internacional de opioide

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal de Santa Catarina, em cooperação com a agência norte americana de combate à drogas (DEA) protocolou nesta terça-feira (16), a Operação Ampulla, cuja finalidade foi desmontar a quadrilha que traficava o opioide Fentanil para os Estados Unidos. 

O anestésico, que costuma ser letal quando utilizado de forma indevida, era desviado por funcionários da Santa Casa de Misericórdia em São Paulo ou também importado da China, e posteriormente era revendido para diferentes compradores no Brasil e nos Estados Unidos, local onde a substância era misturada com cocaína e heroína para potencialização, o que tem causado muitas mortes.

Aproximadamente 40 policiais federais estão cumprindo oito mandados de prisão, sendo três temporárias e cinco preventivos, além de nove mandados de busca e apreensão em duas cidades paulistas (São Paulo e Intanhaém) e outras duas catarinenses (Tijucas e Florianópolis). Um dos alvos da prisão preventiva é um morador do bairro Campeche, em Florianópolis/SC, que foi recentemente preso nos Estado Unidos, acusado de tráfico de Fentanil (medicação para a dor e também pode ser usado juntamente com outros medicamentos para a anestesia).

A operação já confiscou um imóvel comercial, avaliado em 1,2 milhão e também alguns veículos.

As investigações se inciaram a partir da troca de informações entre a agência norte americana DEA e a PF sobre três encomendas, que continham ampolas de Fentanil diluído, e foram enviadas a Florianópolis (SC), para a cidade de Miami (EUA), entre os meses de setembro e outubro do ano passado.

A investigação policial internacional possibilitou rastrear outras encomendas e negociações de um indivíduo que mora no bairro Campeche, em Florianópolis e acarretaram na apreensão no início do ano de aproximadamente 2.622 ampolas de Fentanil em Balneário, cidade catarinense. O suspeito atualmente se encontra preso nos Estados Unidos, onde cumpre pena de 15 anos de prisão.

Foram identificados e apreendidos, Fentanil e Fenancetina importados de forma ilegal da China por um dos investigados, que contavam com apoio de um funcionário de um empresa de logística para receber as encomendas que tinham como destinatários, alguns terceiros.

O nome da operação, Ampulla, faz referência às ampolas de Fentanil apreendidas

Penas 

Os investigados responderão pelos crimes de de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Somadas as penas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário