Policiais salvam bebê engasgado utilizando manobra de Heimlich, no interior da Bahia
Caso aconteceu na sede da unidade da PM, no município de Glória

Foto: Divulgação/SSP-BA
Policiais da 5ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) salvaram, na noite de terça-feira (8), um bebê recém-nascido que estava engasgado ao praticar a manobra de Heimlich. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o caso aconteceu na sede da unidade, no município de Glória.
O comandante da 5ª CIA, capitão Charles Eugênio Dias dos Santos relatou que os policiais foram surpreendidos por uma mãe desesperada, que estava com o filho engasgado e desacordado. "A equipe fez a manobra de Heimlich e conseguiu desobstruir as vias áreas do bebê", explicou.
Ele acrescentou que, em seguida, após o bebê voltar a respirar, a criança foi devolvida a mãe. "Ela demonstrou uma enorme gratidão aos envolvidos", contou o militar.
O capitão Anílton da Silva Estevão, subcomandante do 20° Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Paulo Afonso), explicou que os PMs aprendem a manobra durante o curso de formação.
"Em 2021, o Comando do 20º BPM também realizou, em parceria com o 15° Grupamento de Bombeiros Militar da cidade, uma instrução de atendimento pré-hospitalar para o efetivo operacional da unidade", ressaltou.


