Políticos de Canavieiras são investigados por fraude em processo seletivo do SAMU
Ministério Público recomendou a suspensão do processo seletivo; processo corre em segredo de justiça no TJ-BA

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da Câmara Municipal do município Canavieiras, no Sul da Bahia, vereador Ronald Souza (Avante), conhecido como Roni da Pescan, está sendo investigado sob suspeita de interferir em processo seletivo da prefeitura.
A prova era destinada à contratação de atendentes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), servidores que participaram da seletiva apontaram que pessoas indicadas pelo vereador pontuaram acima de ouros indicados, mesmo não cumprindo critérios estabelecidos pelo edital. O resultado foi divulgado sem possibilidade de contestação.
Além do presidente da Câmara, são investigados o atual prefeito da cidade, Paulo Carvalho (Avante) e a ex-secretária da Saúde do município, Diala Magalhães.
As investigações iniciaram após quatro candidatos fazerem denúncia ao MP. Ao instalar inquérito civil o órgão constatou que os candidatos aprovados receberam pontuações idênticas, mesmo sem experiência prévia na função, e precisaram ser enviados para treinamento em outro município distante de Canavieiras. Também foi constatada a convocação de um candidato que não estava na lista oficial de aprovados.
O MP identificou que uma das concorrentes não recebeu pontuação em uma etapa da avaliação. Outro candidato afirmou que documentos que ele havia entregue não foram contabilizados. As investigações apontam que Ronald Souza teria interferido na escolha dos candidatos, o que configura como crime.
O Ministério Público recomendou a suspensão do processo seletivo e a correção imediata do resultado, a Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras não acatou a medida. O processo segue em andamento no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e tramita em segredo de justiça. 
 


