• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Por decisão unânime, STF aceita denúncia e torna réus 10 dos 12 investigados ligados ao “núcleo 3” dos atos golpistas

Por decisão unânime, STF aceita denúncia e torna réus 10 dos 12 investigados ligados ao “núcleo 3” dos atos golpistas

Alexandre de Moraes, relator do caso, rejeitou as acusações contra os militares Cleverson Ney e Nilton Diniz Rodrigues

Por Da Redação
Ás

Por decisão unânime, STF aceita denúncia e torna réus 10 dos 12 investigados ligados ao “núcleo 3” dos atos golpistas

Foto: Gustavo Moreno/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (20), por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra 10 dos 12 acusados de integrar o “núcleo 3” de uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, rejeitou as acusações contra os militares Cleverson Ney e Nilton Diniz Rodrigues, por entender que não há provas mínimas contra eles.

Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin acompanharam integralmente o voto de Moraes. Segundo a PGR, o grupo, composto majoritariamente por militares do Exército e um agente da Polícia Federal, atuaria nas ações operacionais do plano golpista, como tentativas de coação ao alto comando das Forças Armadas.

Com a aceitação da denúncia, os 10 acusados passam à condição de réus e responderão por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada e dano ao patrimônio público. O processo agora segue para a fase de instrução, com depoimentos e apresentação de provas.

Leia também: PGR defende que todos os integrantes do núcleo 3 tornem-se réus durante julgamento desta terça (20)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário