Por questões de segurança, Justiça do Rio terá 'juízes sem rosto' para enfrentar o crime organizado

A ideia inspirou-se nos colegiados judiciais da Itália, que agiram contra máfia, e que foram depois reproduzidos na Colômbia nos anos 1990 para enfrentar

[Por questões de segurança, Justiça do Rio terá 'juízes sem rosto' para enfrentar o crime organizado]

FOTO: OGlobo/Divulgação

De acordo com o “Jornal Extra”, 21 juízes estão sendo ameaçados de morte e vivendo sob proteção policial. Como resultado, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio vai mudar, pela primeira vez em anos, toda a sua dinâmica de funcionamento. 

Diante do forte avanço da violência, insuflada, sobretudo, pelo avanço do fenômeno das milícias, o Judiciário fluminense criará a primeira vara estadual especializada em combate à corrupção, lavagem de dinheiro e organizações criminosas. 

Por uma questão de segurança, em vez de um único magistrado julgar, como acontece normalmente, um grupo de juízes será designado para atuar em processos envolvendo quadrilhas de tráfico ou grupos paramilitares. 

A ideia, que ficou conhecida como “Justiça sem rosto”, inspirou-se nos colegiados judiciais da Itália, que agiram contra máfia, e que foram depois reproduzidos na Colômbia nos anos 1990 para enfrentar a ascensão do narcotráfico.

A mudança prevê que os colegiados sejam formados por três juízes, que não serão identificados durante o processo, e, só ao final, assina a sentença, o que reduz o foco de quando há um único julgador. 

A proposta já foi aprovada por uma comissão interna do Tribunal de Justiça e aguarda parecer legislativo, que está em andamento dentro da instituição. O presidente do TJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, pretende submeter à proposta, ainda este mês ou no início de junho, aos 25 desembargadores do Órgão Especial.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!