Portabilidade de financiamento imobiliário aumenta em 625% no ano até julho

8,7 mil pedidos de portabilidade foram efetivados, diz BC

[Portabilidade de financiamento imobiliário aumenta em 625% no ano até julho]

FOTO: Reprodução/Money Times

Com a crise financeira e a taxa de juros na mínima histórica, operações de portabilidade de financiamento imobiliário se tornaram vantajosas para mutuários que desejam reduzir os custos de contratos antigos. Isso porque, ao transferir a dívida para outro banco, o consumidor pode conseguir reduzir o valor das parcelas, melhorar as condições do empréstimo e economizar dinheiro.

Nos primeiros sete meses deste ano, o número de pedidos efetivados pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) chegou a 8,7 mil, uma alta de 625% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram apenas 1,2 mil operações, segundo dados do Banco Central.

A crise financeira, na avaliação da entidade, também foi determinante para alavancar a demanda e a oferta de portabilidade de crédito neste ano. Com menos encargos financeiros, os financiamentos se tornam mais acessíveis para os mutuários.

Logo, o crédito imobiliário na visão dos credores se tornou uma alternativa a mais para estabelecer uma relação de longo prazo com bons clientes. "O contexto atual de juros, associado à entrada de novos participantes, contribui para a melhoria das condições de oferta de crédito, tanto para novas operações como para a portabilidade", informou a área técnica do Banco Central.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Brasil perderá R$ 3,7 tri até 2055 se ignorar novos campos de petróleo, diz EPE]

O documento diz que reduzir a exploração traria a necessidade de uma importação líquida de petróleo de R$ 2,1 bilhões, de 2024 a 2055

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!