Portal de Consulta de Linhas Pré-pagas começa a funcionar nesta segunda-feira (6)
Acesso está liberado apenas para a Região Norte

Foto: Agência Brasil
O Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas começou a funcionar nesta segunda-feira (6). Nessa ferramenta, os consumidores conseguirão verificar a existência de linhas pré-pagas ativas cadastradas nos seus CPFs. A consulta será feita através do endereço https://cadastropre.com.br/ , onde será possível identificar cadastros indevidos, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles associadas indevidamente.
Segundo informações da Agência Nacional de Comunicações (Anatel), o serviço vai ser implantado de forma gradual. Nesse início, o acesso será permitido apenas para os consumidores da Região Norte. A partir do dia 15 de janeiro, o acesso estará disponível para os clientes das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já os clientes das regiões Sul e Sudeste, terão acesso permito a partir do dia 22 de janeiro.
O serviço pré-pago conta com 122,3 milhões de linhas, cadastradas pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. De acordo com a Anatel, a iniciativa visa "garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores."
Segundo a Anatel, o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. A página também disponibiliza orientações para quem deseja identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.