• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Portaria da Anvisa causa 'apagão' nos dados de venda de remédios controlados

Portaria da Anvisa causa 'apagão' nos dados de venda de remédios controlados

Medida, do fim de 2021, tornou opcional o repasse das informações por parte das farmácias

Por Da Redação
Às

Portaria da Anvisa causa 'apagão' nos dados de venda de remédios controlados

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Desde o fim de 2021, o Brasil vive um cenário de ausência de informações centralizadas sobre as vendas de medicamentos controlados, que precisam de retenção da receita.

Isso porque, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), após enfrentar "limitações de infraestrutura tecnológica", a Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária (Anvisa) desobrigou todas as farmácias privadas e hospitais de prestar informações de medicamentos. O processo, então, passou a ser opcional.

A decisão foi formalizada na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 586, de 17 de dezembro de 2021, assinada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

O documento define que "ficam suspensos, por tempo indeterminado, os prazos de transmissão de arquivos eletrônicos (XML) [...] referentes às movimentações do estoque de medicamentos e insumos farmacêuticos de controle [...] sujeitos à escrituração no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)".

Por causa da resolução, a própria Anvisa afirma na plataforma de divulgação dos dados do SNGPC, que "não é possível fornecer informações precisas sobre as vendas de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial".

A situação, no entanto, contraria uma das competências da Anvisa, estabelecidas na lei de criação da agência (9.782/1992), que inclui "regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário