Portugal investirá 1 milhão de euros em fundo florestal lançado por Lula
Meta estabelecida pelo Brasil é encerrar a COP30 com 10 bilhões de dólares captados

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, anunciou o aporte de 1 milhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A decisão foi fechada nesta quinta-feira (6), durante a Cúpula do Clima, no Pará, para sinalizar apoio à maior demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento.
O aporte de 1 milhão de euros significa 1,25 milhão de dólares. Trata-se de uma contribuição modesta, uma vez que a meta estabelecida pelo Brasil é encerrar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) com 10 bilhões de dólares captados.
“Portugal é um país que está absolutamente comprometido com o objetivo da COP. (…) Por um lado, está muito direcionado para a questão das alterações climáticas, a diminuição dos gases com efeito de estufa, mas não quer deixar ninguém para trás; portanto, apoia todos aqueles que estão em desenvolvimento”, destacou Montenegro a jornalistas.
Ainda nesta quinta, o presidente Lula oferecerá um almoço aos representantes de países que sinalizaram envio de verba, mas o Itamaraty segurou a lista.


