Postos de saúde do oeste baiano estão sem vacina BCG para recém-nascidos

Ministério da Saúde (MS) confirmou a falta dos imunizantes e garantiu que organiza envio dos novos lotes

[Postos de saúde do oeste baiano estão sem vacina BCG para recém-nascidos]

FOTO: Reprodução / SMS

As cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, maiores municípios da região oeste da Bahia, estão sem a vacina BCG para recém-nascidos. De acordo com a Diretoria Regional de Imunização, o imunizante tem prazo de validade de seis meses e o último lote entregue venceu no dia 30 de outubro, 

A cidade de São Desidério ainda possui uma pequena quantidade de vacinas, que também estão com o prazo de validade próximo, no dia 30 de novembro.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que o atraso provocou o desabastecimento em alguns municípios e faz "reiteradas solicitações ao órgão federal para que sejam encaminhadas novas remessas".

O Ministério da Saúde (MS) confirmou a falta dos imunizantes e garantiu que está organizando o envio dos novos lotes. O órgão informou que, ainda nesta quinta-feira (18), dará um prazo para que o problema seja solucionado.

Prevenção contra a tuberculose

A vacina BCG previne contra a tuberculose e é aplicada logo após o nascimento do bebê. Especialistas recomendam que ela seja aplicada até um ano de idade, no máximo.

O imunizante faz parte da lista de nove imunizantes que protegem os recém-nascidos de diferentes doenças e fazem parte do calendário vacinal infantil. É o caso também das vacinas pentavalente, tríplice viral, hepatites A e B, poliomielite, entre outras.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa]

A crise começou após a sua esposa, Begoña Gómez, tornar-se alvo de uma investigação por suposta corrupção e tráfico de influência

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!