Praia de Imbassaí é inundada por embalagens de lixo internacional

Projeto "Imbassaí Natural" recolhe mais de 500 resíduos de quase 20 países

Por Da Redação
Ás

Praia de Imbassaí é inundada por embalagens de lixo internacional

Foto: Acervo Pessoal

Mais de 500 embalagens de lixo internacional foram encontradas na paradisíaca praia de Imbassaí, localizada na cidade de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, durante o mês de abril. Esses resíduos estão sendo recolhidos pelo projeto "Imbassaí Natural", despertando preocupação entre moradores e educadores ambientais, como Mathias Ferreira, um engajado morador uruguaio que dedica seu tempo à limpeza da praia e catalogação do lixo. Mathias, que já percorreu várias praias brasileiras realizando a mesma atividade, além das tarefas diárias, busca mobilizar pessoas para participarem de mutirões aos finais de semana.

"A maioria dos resíduos que encontro são garrafas PET, embalagens de shampoo e alimentos enlatados. Aqui na praia, já encontrei algo bastante inusitado: uma pérola roxa feita de plástico", relatou Mathias, enfatizando a diversidade de materiais descartados de forma irresponsável. Preocupado com essa situação, o educador ambiental buscou apoio da ONG Ecomov, sediada em São Paulo, com o objetivo de encontrar soluções para o problema do lixo internacional. Mathias Ferreira e o grupo ambiental planejam abrir uma petição no Ministério Público da Bahia (MP-BA) para abordar a questão em âmbito jurídico.

Segundo Mathias, as embalagens de lixo provêm de 18 países, sendo a maioria originária da China, possivelmente devido ao intenso tráfego de navios com o porto de Salvador. Ele destaca que os resíduos são jogados no mar por pessoas que frequentam as embarcações, o que evidencia a necessidade urgente de conscientização e implementação de medidas de controle. O educador ambiental enfatiza que o problema ultrapassa fronteiras políticas, pois o lixo marinho é uma questão global que afeta os oceanos de forma indiscriminada.

Mathias Ferreira observa a passagem dos navios à distância, uma vez que as embarcações costumam transitar por Imbassaí nas primeiras horas do dia e nos finais da tarde. Durante o mês de abril, foram retiradas aproximadamente meia tonelada de resíduos, estimando-se cerca de 400 materiais recicláveis. Todo o lixo coletado por Mathias será encaminhado para análise na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, as tampinhas das garrafas são separadas e utilizadas para a criação de pranchas pequenas de handsurf, promovendo a reciclagem e o reaproveitamento desses materiais preocupantes para o meio ambiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário