Praia na Ilha dos Frades ganha selo internacional de qualidade
Certificado concedido em 1º de dezembro de 2018 vale até 30 novembro deste ano

Foto: Google Maps
A Praia de Ponta Nossa Senhora, na Ilha dos Frades em Salvador, ganhou a certificação internacional Bandeira Azul, que leva em consideração a qualidade da água e gestão ambiental do local. O certificado concedido em 1º de dezembro de 2018 vale até 30 novembro deste ano. Se a praia mantiver as condições de qualidade avaliadas, pode conseguir o titulo novamente por mais um ano.
Atualmente, outras praias brasileiras estão concorrendo ao certificado. O júri nacional do programa aprovou 14 candidaturas, que agora passarão pelo crivo do júri internacional, em setembro.
Outros certificados nacionais
Além da Bahia, as praias de outros estados estão na lista referente ao mesmo período, de 1º de dezembro de 2018 até 30 de novembro de 2019. São elas: a Praia Grande de Caravelas, em Governador Celso Ramos, a Praia do Estaleirinho e a Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, a Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras, e a Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis, em Santa Catarina; a Praia do Tombo, no Guarujá. e,m São Paulo e a Praia do Peró, em Cabo Frio, Rio de Janeiro.
O certificado Bandeira Azul começou na França na década de 1980, criado pela Foundation for Environmental Education e somente a partir de 2001 passou a certificar praias e marinas de fora da Europa.
Atualmente, 4,5 mil praias, marinas e barcos de turismo de 45 países estão certificados. No Brasil, além das praias citadas, há cinco marinas certificadas, sendo elas em: Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Guarujá e Ubatuba, em São Paulo, e Florianópolis e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.