Práticas sustentáveis aumentam faturamento de empresas
Consumidores mais conscientes tem exigido produtos ecologicamente corretos

Foto: Divulgação
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que 79% dos pequenos empresários têm consciência que práticas ecologicamente corretas atraem mais clientes. Com esse pensamento, muitas empresas no mundo todo têm buscado certificados sustentáveis como um diferencial competitivo.
Muitas pessoas e organizações ainda não possuem a dimensão do quanto que um servidor que hospeda um site, por exemplo, polui o meio ambiente, já que este consome energia elétrica e emite gás carbônico (CO2). Uma estratégia para neutralizar a poluição causada pela emissão desse gás na atmosfera é a plantação de árvores. Uma árvore plantada tem a possibilidade de viver 4.800 anos. A capacidade de absorção dela é de 250 litros de água, o que pode contribuir para evitar enchentes nas grandes cidades.
As árvores são capazes de descontaminar a atmosfera e além disso, gerar sombra para a população. Com a fotossíntese, absorvem a radiação solar, o gás carbônico, liberam oxigênio e água. Dependendo da espécie, bioma e clima, elas podem absorver cerca de 140 a 180 kg de CO2.
Uma das empresas com atuação mundial que comercializa um selo de certificação sustentável para websites é a Greenclick. Por meio de parcerias com instituições de reflorestamento credenciadas, o empreendimento garante o plantio de árvores em locais de proteção ambiental e financia parte da renda de trabalhadores rurais em São Carlos, na Fazenda São João, interior de São Paulo.
Certificação- Na homepage da empresa é possível saber o quanto de CO2 pode ser neutralizado e quantas árvores plantadas são necessárias para isso. Um exemplo: para 10.000 visualizações por mês é necessário plantar uma árvore, o que neutraliza 7 kg de CO2 na atmosfera.
O certificado fica visível no site da contratante e ao clicar nele, os usuários têm acesso a fotos do plantio das mudas e podem acompanhar o processo. Segundo a Greenclick, essa atitude dos empresários tem gerado bons resultados para as empresas certificadas no mundo todo, ampliado o faturamento, além de contribuir para a sustentabilidade.