/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Pré-candidatos à presidência argentina são definidos em votação primária

Notícias
Mundo

Pré-candidatos à presidência argentina são definidos em votação primária

Conheça os principais nomes e favoritos para a eleição presidencial na Argentina

Por Da Redação
Pré-candidatos à presidência argentina são definidos em votação primária
Foto: Reprodução/CNN

Os argentinos estão se preparando para eleger um novo presidente neste ano, e os pré-candidatos já foram definidos. No país, as eleições primárias desempenham um papel crucial, pois determinam os candidatos presidenciais de cada grupo político que disputará as eleições, mesmo que já exista um único candidato para aquele partido ou coligação. 

As primárias, conhecidas como Paso (Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias), são abertas e obrigatórias para todos os eleitores argentinos.

Aqui estão os principais nomes e os favoritos até o momento:

Sérgio Massa

O atual ministro da Economia da Argentina será o candidato à presidência do partido governista nas próximas eleições, como confirmado pela coalizão "União pela Pátria". Agustín Rossi foi escolhido como seu vice na chapa.

Dessa forma, o partido governista, identificado com o peronismo, substituiu as candidaturas anteriormente anunciadas do embaixador no Brasil, Daniel Scioli, e do atual ministro do Interior e homem de confiança de Cristina Kirchner, Eduardo "Wado" de Pedro.

Juan Grabois

Na última hora, a Junta Eleitoral da Unión por la Patria oficializou a lista "Justa e Soberana", na qual o líder social Juan Grabois se apresenta como pré-candidato, tendo como vice María Paula Abal Medina. A lista foi habilitada para participar das primárias do partido governista.

Com apenas 40 anos, Grabois é um ativo dirigente social. Ele é fundador do Movimento dos Trabalhadores Excluídos (MTE), da Confederação dos Trabalhadores da Economia Popular (CTEP) - atual UTEP - e da Frente Pátria Grande.

Horacio Larreta

A coalizão "Juntos pela Mudança" possui dois pré-candidatos, sendo um deles o prefeito da cidade de Buenos Aires. Larreta está em seu segundo mandato, tem 57 anos e foi chefe de gabinete do então prefeito da capital argentina, Mauricio Macri, de 2008 a 2015.

Larreta já esteve no Partido Justicialista, conhecido como Peronista, mas seguiu outros caminhos políticos. Entre os peronistas, ele fundou o Grupo Sophia, uma instituição criada para formar líderes políticos.

Patricia Bullrich

A outra opção dentro da coalizão "Juntos pela Mudança" é uma das lideranças. Até abril, Bullrich era presidente do Proposta Republicana (PRO), partido que Larreta fundou com Macri e que ainda faz parte atualmente.

Ela foi deputada federal pela Cidade Autônoma de Buenos Aires nos períodos de 2007-2015 e 1993-1997. Bullrich atuou como ministra do Trabalho entre outubro de 2000 e outubro de 2001; ministra da Segurança Social entre outubro e novembro de 2001; e Secretária de Política Criminal entre 1999 e outubro de 2000.

Javier Milei

Milei é o candidato da extrema direita, representando a coalizão "A Liberdade Avança". Ele foi eleito deputado federal em 2022, tem 52 anos e é conhecido por sua retórica exaltada.

Algumas das propostas de Milei têm gerado polêmica, como a extinção do Banco Central Argentino, o fim do ensino público obrigatório e até mesmo a abertura de um debate sobre a venda de crianças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102