Preço da carne não deve cair por caso de vaca louca, diz ex-ministra da Agricultura
Tereza Cristina afirmou que, como aparentemente se trata de um caso atípico, preços não devem sofrer redução

Foto: Reprodução/Twitter
A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira (23), em entrevista à CNN, que não vê espaço para redução no preço da carne bovina devido ao caso de mal de vaca louca identificado no Pará.
“Nós temos o caso identificado pelos laboratórios no Brasil, mas precisamos da confirmação de um laboratório do Canadá especializado para saber se é uma EEB (encefalopatia espongiforme bovina, ou “vaca louca” no popular) atípica ou clássica. O Brasil nunca teve a clássica, que é a mais complicada e já fechou muitos mercados no mundo”, declarou.
De acordo com a ex-ministra da Agricultura, o Brasil não autoriza o uso de rações com restos de produtos de origem animal — um dos focos do problema. “Neste caso, é um boi de uma pequena propriedade que só come capim, então tudo leva a crer que é uma EEB atípica”, afirmou.
Neste caso, a ex-ministra diz que a orientação é que os produtos agropecuários brasileiros sejam liberados pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), no Canadá.