Preços da indústria sobem 1,21% em julho, diz IBGE

Acumulado em 12 meses chegou a 18,04%

Por Da Redação
Às

Preços da indústria sobem 1,21% em julho, diz IBGE

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (26), mostram que, quando comparado com junho, os preços da indústria subiram 1,21% em julho. O acumulado no ano atingiu 11,46% e o acumulado em 12 meses chegou a 18,04%. Além disso, em julho, das 24 atividades analisadas, 17 tiveram alta de preços.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes. As quatro maiores variações foram em fabricação de produtos do fumo (7,01%); metalurgia (-4,03%); refino de petróleo e biocombustíveis (3,45%); e fabricação de outros equipamentos de transporte (3,34%). 

As maiores influências ocorreram em: alimentos (0,69 ponto percentual), refino de petróleo e biocombustíveis (0,46 p.p.), metalurgia (-0,27 p.p.) e papel e celulose (0,09 p.p.). O acumulado no ano atingiu 11,46%, ante 10,12% em junho/2022. As maiores variações foram em: refino de petróleo e biocombustíveis (35,99%), indústrias extrativas (26,65%), papel e celulose (14,46%) e impressão (13,82%). Já os setores de maior influência foram: refino de petróleo e biocombustíveis: 4,01 p.p., alimentos: 2,63 p.p., indústrias extrativas: 1,30 p.p. e outros produtos químicos: 0,75 p.p.

O acumulado em 12 meses foi de 18,04%, ante 18,79% em junho/2022. A variação de preços de 1,21% em relação a junho repercutiu da seguinte maneira entre as grandes categorias econômicas: 2,14% de variação em bens de capital (BK); 1,08% em bens intermediários (BI); e 1,28% em bens de consumo (BC), sendo que a variação observada nos bens de consumo duráveis (BCD) foi de -0,01%, ao passo que nos bens de consumo semiduráveis e não duráveis (BCND) foi de 1,51%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário