Prefeito de Barreiras é punido por desvio de verba para iluminação natalina
Tribunal de Contas dos Municípios determinou a sentença pelas irregularidades

Foto: Thinkstock
O prefeito de Barreiras, interior da Bahia, Zito Barbosa (DEM), foi punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios, por irregularidades para contratação de empresa de engenharia para execução da iluminação natalina da cidade, em 2017. O conselheiro e relator do processo, Fernando Vita, multou o prefeito em R$ 8 mil. A decisão foi efetivada nesta quarta-feira (11) e ainda cabe recurso.
De acordo com o TCM, o serviço foi realizado pela Elétrica Radiante Materiais Elétrico Ltda, que recebeu a quantia exata de R$ 1.506.659,37. O prefeito comprovou a existência do procedimento ilícito e confirmou o recebimento dos produtos, entretanto o tribunal compreendeu que o gestor, segundo palavras do próprio órgão "extrapolou os limites do razoável, e ainda o princípio da economicidade, essenciais à condução de gastos públicos".
Além disso, foi constatado que a prefeitura de Barreiras não instruiu processo de contratação com a comprovação que o preço estava de acordo com o praticado por administrações municipais anteriores de porte semelhante.