Prefeitura de Vitória da Conquista decreta retomada de aulas semipresenciais para 12 de julho
A cidade tem 90% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantis

Foto: Reprodução / Sesab
Decreto da prefeitura de Vitória da Conquista, publicado nesta segunda-feira (5), autoriza a retomada das aulas de forma semipresencial. O retorno será no dia 12 de julho, mas pode ser revogado caso os dados que definem os critérios se modifiquem.
Conforme dados atualizados em tempo real pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, nesta terça-feira (6), a cidade tem 90% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantis. O mesmo percentual é registrado nos leitos para adultos.
A medida vale tanto para escolas públicas, quanto para particulares. O decreto determina que as unidades de educação devem respeitar os protocolos sanitários, principalmente o de distanciamento adequado.
Segundo a prefeitura, também devem ser usadas máscaras de proteção facial, além da disponibilização de insumos para higienização das mãos, como o álcool em gel, e a aferição da temperatura de alunos, professores e outros profissionais, na entrada da escola.
As unidades também devem condicionar a ocupação dos espaços a 50% da capacidade, com a distância de 1,5 metro por aluno. A capacidade de ocupação das salas será reduzida para 25%, caso a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fique acima de 90%, durante sete dias seguidos.
De acordo com o decreto, será obrigatório fixar na porta de cada sala de aula a capacidade máxima de ocupação. As escolas particulares deverão apresentar um alvará de autorização sanitária de funcionamento.


