Presente em mais de 90 países, plataforma Cambly registra crescimento de 118% no Brasil durante a pandemia
Com mais de 20 mil tutores em atividade e flexibilidade de horários de aulas (inclusive na madrugada), a startup de cursos de inglês também conta com versão personalizada para crianças.

Foto: Divulgação
Com a chegada da pandemia, enquanto as empresas não adeptas ao online tiveram que correr contra o tempo para se adequarem ao novo cenário, devido ao período de isolamento além do esperado e avanço da concorrência no digital, quem já tinha o serviço virtual como base viu as chances de um progresso a curto prazo e chegou na frente.
Foi o caso da startup do Vale do Silício Cambly, fundada em 2012, por Kevin Law e Sameer Shariff, dois ex-Googlers que também trabalharam na plataforma de mensagens blip.me. Os fundadores decidiram lançar a empresa depois de perceber que suas próprias habilidades em outros idiomas melhoravam enormemente depois de viagens e conversas com falantes nativos. Então, se propuseram a criar uma maneira em que falantes nativos pudessem se tornar disponíveis instantaneamente, para quem estivesse em busca de aprendizado ou aperfeiçoamento da língua inglesa.
O Cambly oferece uma plataforma única on demand que conecta alunos interessados em aprender inglês com falantes nativos das mais variadas áreas. “O Brasil é um dos principais focos da empresa, que conta com um time local para suporte e marketing do Cambly no país. Nossos maiores mercados são Oriente Médio, Turquia, Brasil, Coreia, Japão, China, Índia, Rússia, Vietnã, Latam, França, Itália e México” – conta Julia Paco, Country Manager da startup.
Atualmente conta com alunos em mais de 90 países diferentes. A versão Kids, lançada em 2018, é direcionada para alunos dos 04 aos 17 anos. É possível acessar o Cambly e o Cambly Kids por website (computadores) ou por APP (celular ou tablet). Focando na flexibilidade e customização, o aluno decide o momento do dia em que quer ter acesso às aulas, se quer ter aulas sempre com o mesmo tutor ou variar a cada conteúdo de acordo com seus objetivos.
“Buscamos sempre ter variedade de tutores com os mais diferentes focos e backgrounds (TI, Marketing, Recursos Humanos, Ioga, Viagens, Preparatórios para Exames (IELTS/TOEIC, TOEFL), Ensino de Línguas, Músicos, entre outros” – conta Carol Zarur, CEO do Cambly no Brasil.
Em 2020, o Cambly recebeu a Series B de investimentos. A empresa é apoiada por prestigiados fundos de capital de risco do Brasil e EUA, compartilhando os mesmos investidores que o Airbnb, Uber, Instagram e 99.