Presidente afegão diz ter fugido para evitar 'banho de sangue'

O secretário geral da ONU demonstrou preocupação neste domingo, sobre os direitos das mulheres e das crianças no Afeganistão

Por Da Redação
Ás

Presidente afegão diz ter fugido para evitar 'banho de sangue'

Foto: Reprodução/R7

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, relatou no domingo (15) que saiu do país para evitar derramamento de sangue, no momento em que o Talibã ocupa a capital, Cabul, e invadiu o palácio presidencial.

Ghani saiu para evitar enfrentamento com o Talibã, o que colocariam a vida de milhões de pessoas de Cabul em perigo, disse ele em um post no Facebook. Ele não divulgou detalhes sobre sua localização atual. 

ONU

O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, demonstrou preocupação neste domingo, sobre os direitos das mulheres e das crianças no Afeganistão, em meio a tensão provocada com a tomada de parte do território pelos talibãs.

"O secretário geral está acompanhando com profunda preocupação a volátil situação no Afeganistão", disse em comunicado emitido hoje pela ONU à imprensa.

"O conflito está forçando centenas de milhares de pessoas a deixar suas casas. Segue havendo informação de abusos e violações de direitos humanos sérios nas comunidades afetadas pelos confrontos", completa Guterres.

O secretário geral da ONU também cobrou que os talibãs e os demais envolvidos no conflito cumpram as leis internacionais, o direito à liberdade de todas as pessoas, e exigiu que as agências de ajuda humanitária tenham "acesso sem restrições" aos necessitados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário