Presidente do BC deve explicar alta taxa de juros ao Congresso nesta semana

Além dos holofotes em Campos Neto, STF deve julgar cálculo de correção do FGTS

[Presidente do BC deve explicar alta taxa de juros ao Congresso nesta semana  ]

FOTO: Agência Senado

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, precisará explicar no Congresso Nacional nesta semana os motivos do patamar atual da taxa básica de juros (Selic), mantida em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.

Na terça-feira (25), ele falará na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, na quinta (27), participará de um debate no plenário do Senado. A presença de Campos Neto no Senado antecede a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 2 e 3 de maio. 

No final do segundo dia de encontro, o comitê divulgará o novo valor da Selic. Com a entrega das novas regras fiscais, a expectativa do governo é de que o Banco Central revise a taxa básica de juros para baixo.

Correção do FGTS

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar na próxima quinta (27) se a Taxa Referencial (TR) deve ser utilizada como índice de correção dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ação foi apresentada em 2014 pelo partido Solidariedade, que diz que a taxa não acompanha a derrota desde 1999.  Na última quinta-feira (20), os ministros Luís Roberto Barroso, relator, e André Mendonça votaram pela derrubada da correção do fundo pela TR. Segundo eles, não há inconstitucionalidade na taxa. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!