• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente do Chile anuncia saída da ministra da Justiça após crise do indulto de Natal

Presidente do Chile anuncia saída da ministra da Justiça após crise do indulto de Natal

Além da saída da ministra, Boric anunciou a demissão do seu chefe de gabinete

Por Da Redação
Às

Presidente do Chile anuncia saída da ministra da Justiça após crise do indulto de Natal

Foto: Reprodução/Redes Socias

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anuncio a renúncia da ministra da Justiça, Marcela Rios, uma após crise provocada por indultos de 12 condenados pelos motins de 2019 e de um ex-integrante do grupo armada radical Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR). 

"Quando ocorrem situações dessas características políticas, devemos assumir responsabilidade", afirmou o presidente em breve comunicado divulgado no último sábado (7). Na breve declaração, o presidente argumentou que a saída da ministra, se deu pela confusão gerada ao "executar minha decisão de conceder indultos e também considerar a necessidade de fortalecer a gestão política do Ministério da Justiça e Direitos Humanos".

O nome escolhido para assumir o cargo foi o do advogado Luís Cordero Vega, que assume a posição em alguns dias, já que atualmente se encontra fora do país. Boric também confirmou a demissão de seu chefe de gabinete e principal assessor, Matías Meza-Lopehandía.

Tanto a ministra da Justiça quanto o chefe de gabinete são da Convergência Social, partido que se define como "feminista, socialista, e libertário", que integra parte da Frente Ampla, coalizão de formações de esquerda que apoiam Boric. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário