• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Presidente do INSS diz que plano de ressarcimento será divulgado até a próxima semana

Presidente do INSS diz que plano de ressarcimento será divulgado até a próxima semana

De acordo com Gilberto Waller Júnior, agilidade foi um pedido do presidente Lula (PT)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Presidente do INSS diz que plano de ressarcimento será divulgado até a próxima semana

Foto: CGU/Divulgação

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, revelou nesta segunda-feira (5) que o plano de ressarcimento dos aposentados e pensionistas vítimas da fraude será divulgado até a próxima semana.

Em entrevista à Globonews, Waller também disse que o presidente Lula (PT) pediu agilidade no caso. "Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo o plano pode sair nesta ou na próxima semana", afirmou Waller.

"O presidente da República determinou [que fosse feito] o mais rápido possível. Agora, estamos em fase interna na Casa Civil. Tão logo seja aprovado, seja concordado, seja fechado — temos outros atores para discutir, como Supremo, CNJ [Conselho Nacional de Justiça], DPU [Defensoria Pública da União], Ministério Público Federal —, começaremos [o programa] o mais rápido", declarou.

Waller também reforçou que os pagamentos ainda não estão sendo realizados e pediu que os beneficiários fiquem atentos a possíveis golpes. Estima-se que 4,1 milhões de aposentados e pensionistas podem ter sido vítimas dos descontos que causaram um prejuízo de R$ 6,3 bilhões.

O presidente do INSS ainda acrescentou que as instituições estão com desconto suspensos. Além disso, ele afirmou que o INSS pretende adotar medidas para aumentar a segurança dos beneficiários antes de liberar novos descontos, como o reconhecimento facial e o cruzamento de dados via geolocalização.

Waller também pontuou que o objetivo do INSS é que os recursos para o pagamento do ressarcimento saiam das entidades investigadas. "Prioritariamente vamos buscar de quem se enriqueceu. Depois, se o dinheiro não for suficiente para poder arcar com essa questão, daí vamos buscar outras fontes para poder cobrir essa situação encontrada agora, infelizmente, dentro do INSS", afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário