Presidente do Peru é denunciado por suposto tráfico de influência
Denúncia partiu da Procuradoria peruana

Foto: Divulgação
O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi denunciado nesta sexta-feira (17) pelo Procurador-Geral do país junto ao Ministério Público da Nação por suposto tráfico de influência na licitação de uma obra viária na região amazônica, além de patrocínio ilegal.
“O Procurador-Geral do Estado, Daniel Soria, apresentou ao Ministério Público um texto no qual denuncia o presidente da República, José Pedro Castillo Terrones, pelo suposto cometimento dos crimes de patrocínio ilegal e tráfico de influência”, afirmou em nota.
Segundo a denúncia, o presidente teria feito reuniões com a empresária Karelim López que supostamente tinham como objetivo uma intercessão para que o consórcio Puente Tarata III obtivesse uma licitação pública para a construção de uma ponte sobre o rio Huallaga, na região amazônica de San Martín.
Segundo o procurador, uma série de fatos apontam que presidente teria feito “tráfico de influência”. A ação está sendo investigada. Além disso, ele também solicitou que a investigação não seja suspensa.
Castillo tomou posse em 28 de julho em disputa acirrada com a direitista Keiko Fujimori. O mandato está previsto para terminar em 2026.