Presidente do PSDB critica encontro de Lula com Fernando Henrique
‘Precisamos evitar sinais trocados’ ao eleitor, disse Bruno Araújo

Foto: Reprodução/Twitter
O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Bruno Araújo, disse nesta sexta-feira (21), que o encontro dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “ajuda a derrotar Bolsonaro, mas não faz bem a um potencial candidato do PSDB”. Ele afirmou ainda que é característica dos tucanos “dialogar, inclusive com adversários políticos”. No entanto, disse que a legenda precisa “evitar sinais trocados” aos seus eleitores.
“O partido segue firme na construção de uma candidatura distante dos extremos que se estabeleceram na democracia brasileira. Depois de o petismo rotular o seu governo de ‘herança maldita’, parece mais que estão em busca de votos do que um reconhecimento da gestão de FHC”, afirmou.
Na última quinta-feira (20), FHC e Lula se reuniram para um almoço em São Paulo. Após o encontro, FHC garantiu, nas redes sociais, que apoiará um candidato tucano no 1º turno. “Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula”, escreveu.
FHC já havia anunciado voto em Lula caso ele concorra com Jair Bolsonaro (sem partido) no 2º turno em 2022. O presidente da República, por sua vez, atacou a posição de FHC e o chamou de “cara de pau”, durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) May 21, 2021