Presidente do STF vota para negar ações contra Novo Marco Legal do Saneamento Básico

Segundo o ministro, o novo marco legal visa aumentar a eficiência na prestação dos serviços de saneamento básico

[Presidente do STF vota para negar ações contra Novo Marco Legal do Saneamento Básico]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na última quinta-feira (25), como relator, votou para negar quatro ações diretas de inconstitucionalidade que questionam dispositivos do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).

Segundo ele, questões referentes ao saneamento básico são intrinsecamente de interesse local e de competência dos municípios. Mas isso não impede a atuação conjunta e integrada entre todos os entes da federação, pois a eficiência de tal serviço é de interesse dos estados e da União, já que ajudar a preservar a saúde das pessoas e o meio ambiente e a promover desenvolvimento econômico sustentável.

O julgamento será retomado na sessão da próxima quarta (1º/12), com o voto do ministro Nunes Marques.

Luiz Fux afirmou que o novo marco legal visa aumentar a eficiência na prestação dos serviços de saneamento básico. Para isso, optou pelo modelo de concessão, com o objetivo de fomentar a concorrência para os mercados. Isso permite que o poder público avalie as propostas e escolha a que melhor atender os interesses sociais.

A lei também estabelece medidas para universalizar o saneamento básico até 2033. Por falta de capacidade institucional, ressaltou o ministro, não cabe ao Judiciário avaliar se as metas são precisas ou imprecisas, convenientes ou inconvenientes.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Nasa confirma que pedaço da Estação Espacial caiu sobre casa]

O estranho episódio veio à tona no mês passado, quando Alejandro Otero, morador de Naples, no estado da Flórida

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!