Presidentes de federações e Liga terão reunião na CBF para decidir futuro da Copa do Nordeste
No encontro, será discutido os choques de datas entre o Nordestão e os campeonatos estaduais

Foto: Reprodução
Após ser congitada a permanência da Copa do Nordeste no calendário da CBF no próximo ano, a edição de 2023 da competição começa a ser elaborada durante uma reunião que acontecerá neste mês, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
No encontro, estarão presentes os nove presidentes das federações estaduais da região, representantes da Liga do Nordeste e também o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o diretor de competições da entidade, Manoel Flores.
Até o momento, nenhum dos nove campeonatos locais foi concluído, no qual seis deles sequer possuem data para a realização da final. A CBF espera que a manutenção da Copa do Nordeste não atrapalhe os estaduais a partir do próximo ano, segundo o ge.
Uma das alternativas é fazer com que os campeonatos não ocorram no mesmo período do ano. Entretanto, as competições podem ser reduzidas. Em 2022, a Copa do Nordeste foi disputada com 12 datas, dentro das 16 disponíveis pela CBF para a realização dos campeonatos estaduais (de 25 de janeiro a 3 de abril).
A edição deste ano foi a última a ser realizada após acordo judicial entre a CBF e a Liga do Nordeste, onde a Confederação aceitou a organização de dez edições seguidas para não pagar uma indenização de aproximadamente R$ 30 milhões devido à retirada do torneio do calendário oficial em 2003. Por conta disso, quase todos os contratos comerciais da competição se encerraram.