Presidentes do Brasil e Paraguai firmam parceria para construção de mais um ponte de ligação entre os dois países

Os dois mandatários também discutiram sobre Itaipu e ações na fronteira entre os países de combate ao crime organizado

[Presidentes do Brasil e Paraguai firmam parceria para construção de mais um ponte de ligação entre os dois países ]

FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na quarta-feira (24) com Mario Abdo Benítez, mandatário do vizinho Paraguai. A reunião foi realizada no Palácio do Planalto e tratou de temas como a construção da segunda ponte de ligação entre os dois países.

Após o encontro, ambos deram uma declaração oficial à imprensa. "Nesta visita de serviço, veio o nobre presidente do Paraguai tratar de vários assuntos conosco. Como, por exemplo, estaremos, se Deus quiser, concluindo  a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem", disse Bolsonaro.

A ponte tem sua construção financiada por uma parceria entre a empresa Itaipu Binacional e o governo do estado do Paraná, e vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. Atualmente, a única ponte existente entre os dois países é a Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu à Cidade do Leste.

Bolsonaro afirmou ainda que está previsto um segundo encontro entre os dois presidente [do Brasil e do Paraguai], para assinar outra ordem de serviço para obras de construção de uma terceira ponte entre os dois países, dessa vez sobre o Rio Paraguai, ligando as cidades de Porto Murtinho (MS) à Carmelo Peralta.

Anexo C

Outro tema abordado pelos dois Chefes do Executivo diz respeito às negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que tem vencimento previsto para o ano de 2023. O acordo foi assinado entre os países em 1973 e permitiu a construção de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. A revisão dos termos daqui a dois anos ocorre porque os dois governos terão amortizado a dívida contraída para financiar a obra.

A principal discussão, nesse caso, tem a ver com o destino dos recursos que vão sobrar após a quitação dos empréstimos, que pode ser de aproximadamente US$ 1 bilhão por ano em receita.

Combate ao crime organizado na fronteira

Outro tema tratado no encontro foi o combate ao crime organizado na região de fronteira. "Creio que ambos os países têm demonstrado uma forte aliança e cooperação, o que tem gerado enormes resultados na luta contra o crime organizado. No caso do Paraguai, expulsamos muitas pessoas solicitadas pela Justiça da República Federativa do Brasil e com a cooperação do governo brasileiro", afirmou Abdo Benítez.

Ainda durante sua declaração, Abdo Benítez destacou a relação profunda entre os dois países e fez o convite para uma visita oficial de Bolsonaro ao Paraguai, o que ainda não ocorreu durante este mandato.

"Convidei o presidente Bolsonaro para uma visita oficial. Ele deve essa visita oficial ao povo paraguaio, meu povo, um país que o estima e o respeita. O que nos une atualmente não ser [só] colegas presidentes, mas mesma visão, mesmos princípios, valores democráticos e libertários", disse.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[AstraZeneca admite efeito colateral raro da vacina contra a covid-19]

A farmacêutica é alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até R$650 milhões

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!