‘Prévia do PIB’ registra alta de 0,60% em julho, acima do esperado pelo mercado

A mediana das projeções ficava em torno de 0,35%

[‘Prévia do PIB’ registra alta de 0,60% em julho, acima do esperado pelo mercado ]

FOTO: Reprodução/R7

Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira (15), a atividade econômica avançou 0,60% em julho ante o mês anterior. A mediana das projeções ficava em torno de 0,35%. 

Na comparação anual, o índice apresenta um avanço de 5,53% e, no acumulado em 12 meses, alta de 3,26%. No acumulado de 2021, o IBC-Br mostra alta de 6,8%.

O índice calculado pelo BC serve de parâmetro para avaliar o ritmo da atividade ao longo dos meses. O resultado positivo está relacionado a abertura gradual da economia no Brasil, que acompanha o avanço da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com os dados do IBGE divulgados nesta semana, o volume de serviços, setor que representa cerca de 70% do PIB, cresceram 1,1% em julho, para o patamar mais elevado desde março de 2016.

O movimento acontece por conta da retomada dos serviços prestados às famílias, que sofreram mais com as medidas de distanciamento durante a pandemia do novo coronavírus. Serviços de alojamento e alimentação, como hotéis e bares, estão inseridos neste grupo.

No entando, a indústria registrou no mesmo mês, queda em junho de 1,3%, iniciando o terceiro trimestre mais de 2% abaixo do nível pré-pandemia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!