Previsão aponta para 'perspectiva sombria' para o setor de cargas aéreas
Indicação foi feita pela OMC na última quinta-feira

Foto: Reprodução/Internet
A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou na última quinta-feira (9) uma série de previsões atualizadas para o comércio global. As novas previsões mostram os prejuízos ao volume comercial causados pela pandemia do coronavírus e as medidas relacionadas que afetam a ampla atividade econômica e social.
Este último choque ocorre após um 2019 em que os volumes comerciais caíram marginalmente por conta do conflito comercial envolvendo os EUA e a China e outras tensões comerciais de amplitude global. Veja o gráfico abaixo.

A OMC apresentou dois cenários, o cenário "otimista" estima uma queda no volume comercial de 13% em 2020 x 2019
o que é parecido com a experiência do GFC. O cenário "pessimista" sugere que o comércio mundial poderia ser cortado em cerca de 1/3 do nível de 2019, um resultado mais semelhante à Grande Depressão de 1929.
Os serviços de carga aérea se mantiveram em relação aos voos de passageiros até agora, para enviar suprimentos médicos e sustentar correntes. Mas a participação nos volumes do comércio mundial ao longo do tempo tem sido bastante estável, portanto as últimas previsões da OMC não é um bom presságio para o segundo semestre deste ano.
Embora exista uma considerável incerteza em torno do desenrolar da pandemia e sua duração, como bem como a resposta do governo para apoiar a atividade econômica, a OMC espera uma forte recuperação em 2021.


