Primeira reunião da CPI da Covid-19 no Senado deve ser realizada na semana que vem de forma presencialmente

"O que me cabe cuidar como presidente, será determinar que a instalação seja presencial", disse Pacheco

[Primeira reunião da CPI da Covid-19 no Senado deve ser realizada na semana que vem de forma presencialmente]

A primeira reunião da CPI da Covid-19 no Senado Federal deve ser realizada na semana que vem, presencialmente, para eleição do presidente e relator (senador que é responsável por fazer o texto final com as conclusões das investigações). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta sexta-feira (16) que os procedimentos para instalação do colegiado devem ser publicados na segunda (19). 

"O que me cabe cuidar como presidente, este é o meu limite de atuação em relação a CPI, será determinar que a instalação seja presencial. Os senadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI] deverão estar no prédio do Senado ou dentro da sala da Comissão para votar no presidente e no vice-presidente. Uma vez instalada, caberá ao presidente da Comissão e aos membros a definição do acordo de procedimentos", detalhou

Quanto ao funcionamento dos trabalhos, Pacheco falou que caberá aos integrantes da CPI definir o que terá que ser realizado presencial ou semipresencialmente. Apesar de explicar que sua atribuição, como presidente do Senado, vai até a instalação, Pacheco avalia que as testemunhas devem ser ouvidas presencialmente, já os interrogatórios de investigados podem ser feitos pelo sistema virtual. De toda forma, ele disse que essa avaliação terá que ser feita dentro do colegiado.

Mesmo antes do início dos trabalhos, as articulações para determinar quem será o presidente e o relator têm movimentado Brasília, já que a maioria dos integrantes da CPI não são da base de apoio do governo e existe a preocupação de que os nomes escolhidos sejam de opositores.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!