Primeiro caso de covid-19 no mundo completa dois anos nesta terça (17)
Desde o descobrimento do vírus, cerca de 5 milhões de pessoas já morreram em decorrência da doença

Foto: Reprodução/R7
A primeira infecção conhecida da covid-19, a doença do coronavírus SRA-CoV-2, ocorreu no dia 17 de novembro de 2019, segundo dados do governo chinês. A pessoa que tinha 55 anos, era da província de Hubei, próximo de Wuhan, foco do primeiro surto.
De acordo com o contador da Universidade Johns Hopkins, que contabiliza os balanços oficiais diários de cada país, após dois anos do descobrimento do vírus, cerca de 5 milhões de pessoas já morreram em decorrência da doença. O Brasil é o segundo país com mais mortes no período, contabilizando mais de 607 mil vítimas. O líder do ranking é os Estados Unidos, que lideram com mais de 745 mil óbitos.
No entanto, a OMS alerta que o número é subestimado. Ao tomar como referência o excesso de mortalidade relacionado à doença, o balanço poderia ser até três vezes maior. Um levantamento da revista The Economist aponta pelo menos 17 milhões de pessoas.
A doença ainda mata milhares de pessoas por dia devido a escassez de doses contra a covid-19, sobretudo em países pobres, ou porque a vacina é temida. Mas, diante das incertezas, muitos países começaram a reabrir suas economias, aliviar as restrições sanitárias e se reengajar com o resto do mundo.