• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Primeiro caso de meningoencefalite por fungo 'Penicillium chrysogenum' é notificado no Brasil

Primeiro caso de meningoencefalite por fungo 'Penicillium chrysogenum' é notificado no Brasil

O microrganismo provocou infecção grave no cérebro e meninges de uma paciente do Rio de Janeiro

Por Da Redação
Às

Primeiro caso de meningoencefalite por fungo 'Penicillium chrysogenum' é notificado no Brasil

Foto: Reprodução

O primeiro caso no Brasil de meningoencefalite causada pelo fungo Penicillium chrysogenum, foi relatado em artigo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).  O microrganismo provocou infecção grave no cérebro e meninges de uma paciente no município do Rio de Janeiro, levando-a a óbito.

O caso foi acompanhado no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte da capital fluminense. Uma adolescente de 14 anos foi admitida no centro médico com dores de cabeça, fotofobia e vômito. De acordo com os exames, a jovem não apresentava comorbidades e aparentava possuir plena capacidade de reagir contra microrganismos patógenos.

A presença do fungo foi observada em análises do líquido cefalorraquidiano – substância que envolve o cérebro e a medula espinhal. As amostras foram enviadas para identificação taxonômica mais detalhada no Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos do IOC.

A partir de metodologias fenotípicas, que envolvem a caracterização taxonômica, e técnicas moleculares, foi confirmado que o fungo encontrado pertencia à espécie Penicillium chrysogenum.

Com a confirmação, os médicos do Marcílio Dias iniciaram tratamento da jovem com duas classes de medicamentos antifúngicos. Apesar dos esforços, a paciente veio a óbito em decorrência de choque séptico e neurogênico.

A forma como a paciente foi infectada pelo P. chrysogenum não ficou evidente. Embora o fungo esteja amplamente distribuindo no ambiente, é mais comum encontra-lo em solos onde há matéria em decomposição, passagem de esgotos e obras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário