Primeiro caso de subvariante da Ômicron é identificado na cidade de São Paulo
Informação foi confirmada nesta segunda (7) pela Secretaria Municipal da Saúde

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade de São Paulo identificou o primeiro caso da sublinhagem BA.2 da variante Ômicron nesta segunda-feira (7).
A amostra foi identificada em um homem de 22 anos, residente da cidade de Santo André (SP), na região do ABC paulista. No entanto, o paciente realizou o exame em uma UBS na zona leste da capital, no dia 28 de janeiro.
O paciente, não identificado, estava vacinado com duas doses contra a Covid-19 e apresentou sintomas leves. Segundo a Secretaria de Saúde, após a confirmação do caso, uma equipe da vigilância epidemiológica se deslocou até a residência dele obter mais informações e passar orientações.
Ainda de acordo com a pasta, nenhum familiar ligado ao paciente adoeceu e ele afirmou não ter viajado após receber o diagnóstico.
Conforme o vírus se transforma em novas variantes, eles podem se dividir ou se ramificar em sub-linhagens. A variante delta, por exemplo, é composta por 200 subvariantes diferentes.
Atualmente, a BA.1 corresponde pela maioria dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que 99% do DNA viral submetido ao banco de dados global GISAID apontam a presença da subvariante. Já a BA.2, que foi identificada no paciente, parece ser mais transmissível do que a BA.1 e mais capaz de infectar pessoas vacinadas.