Primeiro lote da vacina contra a covid-19 deve ser liberada em janeiro no Brasil

Municípios mais afastados devem ser os primeiros a receber as doses

[Primeiro lote da vacina contra a covid-19 deve ser liberada em janeiro no Brasil]

FOTO: Divulgação

O primeiro lote das 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, deve ser liberada no Brasil já a partir de janeiro do próximo ano. Os imunizadores tem previsão de chegar ao país ainda em dezembro deste ano.

Em audiência realizada nesta quarta-feira (5), pela Comissão da Câmara dos Deputados, o diretor do Instituto Bio-Manguinhos e um dos responsáveis pelo processo de transferência das doses, Maurício Zuma, revelou que, caso a vacina seja aprovada e registrada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao todo, 30 milhões de doses já devem ser liberadas em fevereiro.

"Levando em consideração que a gente vai começar a produção de 15 milhões (de doses) em dezembro, e considerando o tempo de controle de qualidade, a gente acredita que comece a liberar estas primeiras doses a partir de janeiro. E os outros 15 milhões que serão produzidos em janeiro, a partir de fevereiro. Obviamente que vai depender de a vacina estar registrada para que ela possa ser usada", pontuou Maurício Zuma.

Já o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, disse que ainda é incerto definir uma data oficial para o início do processo de distribuição por ainda não haver resultados da vacina. 

Porém, ele também afirmou que caso a vacina seja liberada, o Governo Federal poderá disponibilizar as doses nos postos de saúde dos municípios mais afastados em um prazo de 15 a 20 dias.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!