Primeiro-ministro da China apresenta meta de crescimento econômico de 6%

Meta comunicada na abertura do Congresso é tida como "tímida"

Por Da Redação
Às

Primeiro-ministro da China apresenta meta de crescimento econômico de 6%

Foto: Reprodução/TRT

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, deu início na manhã desta sexta-feira (5) à sessão anual do Congresso Nacional do Povo (CNP) com um discurso no qual estabeleceu uma meta de crescimento econômico neste ano de ao menos 6% do Produto Interno Bruto (PIB). O objetivo é considerado modesto e abaixo das projeções de outros economistas.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu uma expansão de ao menos 8,1% para o país, após a expansão tímida de 2,3% em 2020 por causa da pandemia da Covid-19. A reunião deste ano do CNP (o maior Legislativo do mundo, com quase 3 mil deputados, que automaticamente endossam as decisões apresentadas pela cúpula do Partido Comunista) terá uma semana de duração.

O encontro deste ano tem especial significado por causa do lançamento do 14º plano quinquenal do país, cobrindo de 2021 a 2025. No plano estão incluídos objetivos como o reequilíbrio da economia para aumentar a demanda interna, investimentos em indústrias de alta tecnologia (de novos veículos energéticos à biotecnologia), e o enfrentamento a desafios de longo prazo, como o envelhecimento da população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário