• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Primeiro-ministro do Japão anuncia renúncia após após derrota histórica, afirma imprensa internacional

Primeiro-ministro do Japão anuncia renúncia após após derrota histórica, afirma imprensa internacional

Shigeru Ishiba está no cargo há menos de um ano

Por Da Redação
Às

Atualizado
Primeiro-ministro do Japão anuncia renúncia após após derrota histórica, afirma imprensa internacional

Foto: Reprodução/Instagram/@ishibashigeru

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, de 68 anos, anunciou neste domingo (7) a renúncia do cargo. Segundo a emissora pública NHK, a decisão visa evitar uma divisão dentro do Partido Liberal Democrata (PLD).

Ishiba deliberou que o PLD, legenda que governou o Japão em quase toda a era pós-guerra, realize uma eleição emergencial para definir um novo líder. Durante uma entrevista coletiva, o primeiro-ministro afirmou que seguirá no cargo até que seu sucessor seja escolhido.

Ishiba foi eleito primeiro-ministro em 1º de outubro de 2024. Desde então, sua coalizão perdeu a maioria nas eleições para as duas casas do Parlamento. As derrotas refletem a indignação dos eleitores com o aumento do custo de vida.

O último ato do primeiro-ministro foi finalizar, na última semana, o acordo comercial com os Estados Unidos. Nele, o Japão se compromete a investir US$ 550 bilhões no país norte-americano. Em troca, o governo de Donald Trump abaixou as tarifas contra importações japonesas para 15%.

Nesta segunda-feira (8), os parlamentares do PLD devem decidir se farão uma eleição extraordinária para a liderança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário